1377 – Em seu livro Muqaddimah, Ibn Khaldun, descreve a asabiyyah, o conceito árabe para solidariedade ou coesão social.
1767 – Adam Ferguson, em sua obra, explica a importância do espírito cívico como contrapartida à influência destrutiva do capitalismo na sociedade.
ESTADO: aparelho que pretende organizar a vida em sociedade.
Modelos de Estado
- Estado Absolutista: poderes absolutos ao governante, ausência de propriedade privada e de liberdade econômica.
- Estado Liberal: individualismo, propriedade privada e não intervenção do Estado na economia.
Revolução Francesa (1789)
– Privilégios dados ao clero e a nobreza
– Ideais iluministas: “Liberdade, igualdade e fraternidade” (Rousseau)
– Independência estadunidense (1776)
Revolução industrial (Séc. XVIII)
– Transformações nas relações de trabalho, intensificação das lutas de classe.
– Máquinas (tecnologias)
– Um novo modelo de sociedade
– Liberalismo (Adam Smith em seu livro “A riqueza das nações” – 1776) explora a ideia de que o individualismo e o lucro serão o motor da sociedade capitalista.
1813 – Henri de Sanit-Simon propõe uma ciência da sociedade em sua obra.
1830-42 – Auguste Comte, em seu Curso de filosofia positiva, detalha a evolução da sociologia como uma ciência.
1837 – No livro Theory and Practice of Society in America, Harriet Martineau descreve as desigualdades sociais no tratamento opressivo de escravos, mulheres e classe trabalhadora.
1848 – Em O manifesto comunista, Karl Marx e Frederich Engels preveem a mudança social como resultado de uma revolução proletária.
1867 – Karl Marx produz o primeiro volume de sua abrangente análise do capitalismo, O capital.
1874-85 – Herbert Spencer, nos vários volumes de sua obra Sistema de filosofia sintética, defende que as sociedades evoluem como os organismos vivos e que só as mais fortes sobrevivem.
1887 – Ferdinand Tönines diferencia comunidade tradicional e sociedade moderna em sua obra Gemeinschaft und Gesellschaft.
1893 – Em Da divisão do trabalho social, Émile Durkheim descreve a solidariedade orgânica de indivíduos interdependentes.
1895 – Émile Durkheim funda o primeiro departamento europeu de sociologia, na Universidade de Bordeaux, e publica As regras do método sociológico.
1904-05 – Max Weber, em A ética protestante e o espírito do capitalismo, oferece uma nova explicação de como as sociedades modernas evoluíram.
O surgimento da sociologia prende-se em parte aos desenvolvimentos oriundos da Revolução Industrial, pelas novas condições de existência por ela criada. Mas uma outra circunstância concorreria também para a sua formação. Trata-se das modificações que vinham ocorrendo nas formas de pensamento, originadas pelo Iluminismo. As transformações econômicas, que se achavam em curso no ocidente europeu desde o século XVI, não poderiam deixar de provocar modificações na forma de conhecer a natureza e a cultura.
Comenta aí...