PAZ!
Abaixo estão os principais conceitos que tratamos em sala de aula, para discutir a ideia de Cultura.
CULTURA
Senso Comum:
“Fulano não tem cultura”
“O nordestino não tem cultura”
Origem etimológica do termo: do latim colere que significa cultivar.
Cultura no sentido Antropológico:
Ruth Benedict: a cultura é como uma lente, através da qual do homem vê o mundo;
Edward Tylor: é todo complexo de conhecimentos, crenças, arte, leis, moral, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelos indivíduos;
Bronislaw Malinowski: são sistemas funcionais para dar conta das necessidades básicas dos seres humanos;
Claude Levi-Strauss : é um sistema simbólico de uma criação que se acumula na mente humana;
Clifford Geertz : conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras, instruções para governar o comportamento humano;
Marshall Sahlins : a organização da experiência e da ação humana através de instrumentos simbólicos;
Roberto DaMatta : é um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam e modificam o mundo e a si mesmas.
Etnia:
Emprega-se o conceito de etnia para designar as características culturais próprias de um grupo. Com sua língua, religião, costume, etc. determinado grupo acredita diferenciar-se dos demais.
Etnocentrismo:
A atitude etnocêntrica (do grego etnos = povo) implica que tendemos a conceber a nossa visão de mundo como o centro de tudo. Todos os outros são classificados e comparados em relação aos valores de nosso grupo.
O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural e é responsável por muitos conflitos sociais.
Darwinismo social:
Um método de compreensão da cultura impregnados de equívocos e preconceitos. Sugere a ideia de que existam culturas melhores e mais adaptadas do que outras. A Europa valeu-se dessa “explicação” para buscar subjugar culturas supostamente inferioras. As imposições europeias e sua cultura “superiora” a esses povos “inferiores” acabou causando uma série de graves problemas de ordem política, social e econômica.
Boa leitura!
Comenta aí...